segunda-feira, 14 de maio de 2018

Cuidados com informação - dieta e atividade física nas redes


Entre os temas mais buscados hoje, tanto por mulheres quanto por homens, podem ser destacados os tópicos relacionados à estética corporal: emagrecimento, dietas, exercícios físicos. A difícil busca pelo corpo perfeito sempre esteve em pauta, mas a ampliação da divulgação de informações reforça o interesse das pessoas, o que merece atenção.

Inicialmente, é preciso frisar que manter atividades físicas regulares e dietas balanceadas é essencial não apenas para a beleza externa, mas também para a saúde em diversos aspectos. Uma rotina saudável tem contribuição direta para o equilíbrio da saúde física e mental de cada indivíduo, e o bem estar pessoal deve ser prioridade. 

Não à toa os especialistas - médicos, nutricionista, psicólogo, educador físico - insistem na necessidade da prática regular de atividade física somada à manutenção de uma dieta saudável. Assim, é preciso equilibrar as duas práticas, não sendo suficiente dedicação total a apenas uma em detrimento da outra. Alimentação e exercícios estão interligados nesse ponto.

Apesar dos benefícios da expansão dos meios de comunicação - hoje em especial as redes sociais -, tem-se desvantagens em diversos aspectos. O acesso fácil à informação exige cautela dos usuários, que muitas vezes são levados a informações falsas. É inegável a contribuição das redes sociais nos mais variados campos, inclusive em temas sobre saúde corporal, mas é igualmente inquestionável o potencial de prejuízos causados por essa expansão. Os usuários têm que manter atenção às fontes de informação, e saber filtrar o que pode ser aproveitado  - especialmente porque dietas e exercícios físicos são assuntos sérios e assim devem ser considerados.

A melhor maneira de diferenciar mitos e verdades é e sempre será o acompanhamento profissional. Não só porque hoje qualquer pessoa se autodeclara especialista (ou “coach”, como está na moda) e com excelentes técnicas de marketing acha que pode repassar qualquer informação, mas porque cada indivíduo tem características e demandas diferenciadas. Assim, uma mesma dieta pode ser maravilhosa para certos tipos e péssima para outras pessoas. O mesmo ocorre com exercícios físicos, e apenas um especialista - da respectiva área - pode avaliar o melhor para cada um. Ate porque se a alimentação e/ou o treino forem sacrificantes, não haverá resultado.

Claro que muitas informações expostas nas redes são, sim, de valor ao usuário, desde que, repita-se, seja analisado o conteúdo e especialmente sua fonte. É possível encontrar informações e dicas que  contribuam com o sonhado corpo perfeito, inclusive porque os responsáveis dessas áreas também fazem uso das redes com fins profissionais. É essencial, assim, verificar antes quem produziu o conteúdo consultado, e optar sempre por materiais de pessoas qualificadas. A facilidade ao acesso à informação é extremamente benéfica para maior alcance e até motivação das pessoas, basta saber como e o que deve ser aproveitado em contribuição com o objetivo de cada um. 

O fato é que todos devem buscar suas metas, especialmente quando o tema é saúde - o que necessariamente inclui alimentação e atividade física -, de forma responsável. Com a ajuda de pessoas qualificadas e força de vontade, o sucesso é garantido. Mas o foco deve ser sempre a felicidade, ou qualquer resultado não fará sentido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário